quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Países assinam tratado para desenvolver energia nuclear

Rússia e Venezuela assinaram nesta quarta-feira um tratado bilateral para promover o desenvolvimento de energia nuclear para fins pacíficos.O acordo faz parte de um conjunto de tratados bilaterais assinados pelos dois países como parte da agenda da visita do presidente russo, Dmitri Medvedev, à Venezuela.
Medvedev esteve no Peru e no Brasil e deve ir à Cuba na sexta-feira, como parte de uma série de visitas oficiais à América Latina.Pelo tratado assinado nesta quarta-feira, a Rússia vai auxiliar a Venezuela na construção de uma usina nuclear.A cooperação militar entre os dois países também está na agenda da visita oficial de Medevedev.Navios da Rússia e da Venezuela devem fazer exercícios militares no Caribe ainda esta semana.
Exercícios militares
Uma frota de navios russos chegou à Venezuela na última terça-feira para realizar exercícios militares conjuntos com a marinha venezuelana. É a primeira vez, desde o final da Guerra Fria, que a Rússia realiza operações deste tipo na região, considerada uma a área de influência dos Estados Unidos.
A frota é composta pelo cruzeiro de batalha nuclear "Pedro, o Grande", considerado um dos maiores navios de combate do mundo, o navio 'Almirante Chebanenko', entre outros navios de escolta.
A Rússia já o maior fornecedor de armamentos para a Venezuela.Desde 2004, a Venezuela tem investido US$ 4 bilhões na compra de armamentos russos. A aliança, considerada estratégica pelo governo de Caracas, permitiu a compra de 24 aviões de combate Sukhoi-30, 53 helicópteros de transporte e ataque e 100 mil fuzis de assalto 7,62 AK 103.
A visita de Medvedev ao continente faz parte da estratégia russa de estreitar laços diplomáticos e comerciais com os países latino-americanos.Segundo o correspondente diplomático da BBC, Jonathan Marcus, Medvedev quer mostrar ao presidente eleito dos EUA, Barack Obama, que se os EUA podem fazer negócios e atuarem militarmente e diplomaticamente em países vizinhos da Rússia, então seu país também pode atuar na tradicional área de influência americana.
Brasil
Ainda nesta quarta-feira, durante o último dia da visita de Medvedev ao Brasil, o governo brasileiro confirmou a compra de 12 helicópteros de combate russos para Força Aérea Brasileira e afirmou querer aprofundar a colaboração tecnológica entre os dois países.
Além do contrato para compra dos helicópteros, os dois países também assinaram outros quatro atos. Um deles amplia o acordo de cooperação na área espacial, assinado por Brasil e Rússia em 2006.

 Todo título de texto informativo deve ser curto e direto, e tem como principal função chamar a atenção do leitor de imediato, geralmente é tirado do LEAD do texto, assim como neste título:

 Países assinam tratado para desenvolver energia nuclear

É um titulo curto, mas que com suas poucas palavras já desperta a curiosidade do leitor em querer saber quais países foram estes e como chegaram a este conceito de tratado.

Em títulos de texto informativo dispensa-se o uso de artigos, e é importante o uso de verbos no presente do indicativo “ assinam “, sempre devem estar no presente para mostrar que o assunto tratado é atual.

A letra inicial é sempre maiúscula e não se usa ponto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário